Quem tem unha encravada uma vez dificilmente vê o problema parar por aí. O encravamento costuma ser recorrente, porque envolve uma predisposição genética e exige cuidados principalmente na hora de cortar as unhas.
Quando a unha encravada se torna crônica, é indicado um processo de reeducação ungueal definitivo, que remove um pedaço da lateral da matriz (entre 8% a 10%), deixando a unha sem possibilidade de encravar novamente.
Se a matriz da unha sofrer algum trauma, pode nascer torta para sempre. E é a queratina, um tipo de proteína, que fortalece essa parte do corpo, assim como ocorre com os cabelos.
As unhas levemente encravadas podem ser cortadas, e um algodão estéril pode ser colocado sob a unha até o desaparecimento do inchaço consequente da inflamação. Se a unha não é tratada, ela facilmente vai infectar.
Quando a área em torno da unha além de dolorosa, vermelha e inchada, inicia a formação de bolhas cheias de pus (paroníquia) o problema pode exigir cuidados médicos.
Nos casos mais graves, uma intervenção cirúrgica simples é realizada com anestesia local, onde a parte encravada da unha é cortada e removida. Em outros casos o problema é resolvido recorrendo-se à drenagem da secreção.
Como tirar a unha encravada
Para tirar a unha encravada é necessário deixá-la de molho numa bacia com água quente por alguns minutos. Assim ela ficará amolecida e será mais fácil cortá-la.Com ajuda de uma espátula de unha deve-se passá-la em toda a volta da unha, por baixo de modo que retire toda a sujeira do local. Lave muito bem a unha água corrente e sabão para retirar todos os microorganismo que poderiam causar uma infecção, e então levante suavemente a parte da unha encravada com ajuda de uma tesoura afiada e corte-a de preferência num único golpe.
A seguir deve-se passar alguma solução antiséptica e cicatrizante como o própolis, por exemplo. Evite calçados fechados e meias nos dias a seguir e não deixe a unha molhada após o banho.
O que fazer para aliviar a dor da unha encravada
Para aliviar a dor da unha encravada o que se pode fazer é passar uma pomada anestésica no local, com uma suave massagem. Se observar que ela já possui pus, o melhor a fazer é não tirá-la mas procurar auxílio médico.O médico indicado para tratar das unhas encravadas é o dermatologista. Mas um podólogo também é capaz de solucionar o problema, sendo uma solução mais econômica.
Tratamento para unhas encravadas
Quando a unha encrava com frequencia isto pode ser causado pelo formato da unha ou pelo modo em que ela é continuamente cortada. Indivíduos que possuem uma unha que nasce sempre de forma errada, podem ter que retirar a unha com nitrato de prata ou ter que recorrer à cirurgia.A melhor forma de cortar as unhas de modo a evitar seu encravamento é com os cantos arredondados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário